SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Psicanálise e literatura: uma proposta de análise do conto BereniceObjetos (in)visíveis: psicanálise, espetáculo e a arte de Vik Muniz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

MACIEL, Marcos Gonçalves; SARAIVA, Luiz Alex Silva  e  MARTINS, José Clerton Oliveira. Semelhanças e especificidades entre os estudos do ócio e os estudos do lazer. Rev. Subj. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 13-25. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i2.6745.

As concepções teóricas dos estudos do ócio e dos estudos do lazer apresentam semelhanças e especificidades quanto à análise dos fenômenos culturais. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar essas duas perspectivas considerando suas abordagens conceituais. Para tanto, conduzimos uma pesquisa bibliográfica, por meio de uma revisão narrativa. As análises realizadas indicam que há distinções referentes aos aspectos filosófico, ontológico, epistemológico, axiológico e temporal. Todavia, apresentam similaridade em relação à subjetividade/atitude e à intervenção pedagógica. Embora singulares, ambas as áreas podem estabelecer um dialogismo para a construção de conhecimentos que compreendam os fenômenos sociais do ócio e do lazer enquanto desenvolvimento pessoal e coletivo.

Palavras-chave : ócio; lazer; subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License