SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Objetos (in)visíveis: psicanálise, espetáculo e a arte de Vik MunizO dispositivo clínica da urgência na atenção hospitalar: sofrimento, escuta e sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

TRISKA, Vitor Hugo Couto  e  MANO, Gustavo Caetano de Mattos. Ficção e memória na clínica psicanalítica contemporânea: uma leitura a partir de Black Mirror. Rev. Subj. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 36-44. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i2.7111.

Este artigo investiga uma forma específica de sofrimento na contemporaneidade a partir de uma narrativa comum extraível de duas obras: o conto Funes, o memorioso, de Jorge Luis Borges, e o episódio The entire story of you, do seriado televisivo Black Mirror. Em ambos se reconhece um ideal maquínico que, ao reduzir a história a um passado perfeitamente objetivável, promove um rebaixamento da dimensão ficcional que toda narrativa implica e impede a produção de uma verdade singular do sujeito. Analisa-se a relação entre memória e ficção em Freud e Lacan, reconhecendo-se a impossibilidade da realização do ideal maquínico da memória perfeita e permitindo uma diferenciação entre passado e história. Finalmente, propõe-se uma comparação com questões que interrogam a clínica psicanalítica contemporânea, como as patologias baseadas em déficits narrativos, assim como a necessidade da ampliação da diagnóstica psicanalítica para que esta reconheça novas modalidades de sofrimento.

Palavras-chave : psicanálise; literatura; ficção; contemporaneidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License