SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2A não relação sexual lacaniana em face do debate entre gênero e diferença sexualA depressão como posição subjetiva: contribuições lacanianas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

KRINSKI, Sthefan dos Santos; MADEIRA, Manoel Luce  e  MOSCHEN, Simone Zanon. As máscaras e a estrutura mítica: verdade ficcional e hiância subjetiva. Rev. Subj. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 68-79. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i2.6883.

O trabalho procura delinear uma reflexão sobre a noção de máscara em Lacan, tecendo-a as noções de mito e semblante, a partir do aforismo segundo o qual a verdade tem uma estrutura de ficção. Para tanto, o texto divide-se em três seções. Inicialmente, dedica-se ao estudo do mito em sua função estruturante, articulando-o à origem e à verdade do sujeito. Na segunda seção, o texto situa o mito como produção que confere sentido e suporte subjetivo às máscaras. Ademais, calcados nos seminários As formações do inconsciente e Os Quatro Conceitos Fundamentais, o artigo lança a hipótese de que a máscara opera a partir da inscrição de certa hiância constitutiva que se dá entre ela e o sujeito - hiância que, caso desfeita, estaria articulada à eclosão de angústia. Por fim, contrapondo noções tanto cotidianas como hermenêuticas sobre verdade, mentira e dissimulação, o escrito desdobra a noção de máscara à conceitualização de semblante, situando-a ao nível do discurso e de seus matemas.

Palavras-chave : máscara; semblante; mito; verdade; discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License