SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2A depressão como posição subjetiva: contribuições lacanianasO olhar do agente educador sobre a constituição psíquica de crianças acolhidas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

ALMEIDA, Miriam Dantas de; PEDROSO, Janari da Silva; MAGALHAES, Celina Maria Colino  e  AIDO, Estela Márcia França. Contexto físico e sociocultural de uma aldeia indígena "Tembé" na amazônia brasileira. Rev. Subj. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 93-104. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i2.7113.

O estudo do desenvolvimento humano se faz necessário nos diversos contextos socioculturais, pois a partir dele é possível identificar as variáveis que influenciam no ciclo da vida. O contexto para realização da pesquisa foi a aldeia indígena Tenetehar-Tembé, localizada na Terra Indígena do Alto Rio Guamá (TIARG), na Amazônia brasileira. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com utilização de instrumentos de observação participante e diário de campo, que permitiram a descrição do contexto físico e social dessa comunidade. Houve a participação do cacique, das lideranças e dos professores indígenas da aldeia Sede. Objetivou-se com este estudo relatar a estruturação física e sociocultural da aldeia Sede, onde residem os Tenetehar-Tembé, à luz da Teoria do Nicho Desenvolvimental, com enfoque no subsistema denominado de Contexto Físico e Social. Os dados coletados foram sistematizados em eixos temáticos para melhor compreensão e análise, a saber: a aldeia como lugar de todos os indígenas; espaço social da aldeia sede; ambientes sagrados da aldeia; e o tempo na aldeia. Tais categorias revelaram o conceito que os indígenas têm sobre ambiente físico e social, do lugar que eles habitam e o respeito que possuem dos lugares sagrados em determinados horários. Práticas que abrangem desde crianças até as pessoas idosas da aldeia, o que exerce influência direta no curso desenvolvimental. Entende-se ser necessário refletir sobre a maneira como os cuidadores tratam suas crianças e no que acreditam ser adequado ao cuidado delas, correlacionando com o ambiente em que são cuidadas, uma vez que essa relação se configura e é construída no meio sociocultural em que estão inseridos.

Palavras-chave : nicho desenvolvimental; crenças; práticas; índios; Amazônia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License