SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Systematic review of the instruments of cognitive evaluation from authors of sexual aggression against children and adolescents (AASCA) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

GUERRA, Andréa Máris Campos  and  OTONI, Marina de Melo Silva Soares. O adolescente infrator e o outro social: reflexões psicanalíticas sobre a indiferença. Rev. Subj. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 1-12. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i3.5182.

Este artigo tem como objetivo analisar a indiferença, a partir da experiência com adolescentes em conflito com a lei, focando-se na relação com o técnico responsável pelo seu acompanhamento na medida socioeducativa em meio aberto, com o intuito de compreender como é possível operar com esses jovens na medida. Para realizá-la, elegemos a psicanálise como referencial teórico. Como a indiferença não é um conceito psicanalítico, mas um termo recolhido da experiência com esses jovens, a fim de proceder à investigação dessa experiência, recorremos ao conceito de pulsão, em Freud, para definir a indiferença. Balizamos a discussão com a noção de transferência. Utilizamos um fragmento de caso de adolescente que cumpriu a medida de Prestação de Serviço à Comunidade, no qual a indiferença se apresentava como um obstáculo para a realização do trabalho proposto. Localizamos, ao final dessa investigação, a retificação do Outro como estratégia para operar com jovens indiferentes na medida.

Keywords : adolescente em conflito com a lei; indiferença; psicanálise; medida socioeducativa; pulsão.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License