SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3The adolescent offender and the social another one: psychoanalytic reflections on indifferenceSocial representations of informal working for self employed workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

DOS REIS, Daniela Castro  and  CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves. Revisão sistemática dos instrumentos de avaliação cognitiva de autores de agressão sexual contra criança e adolescente (AASCA). Rev. Subj. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 13-25. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i3.6525.

O objetivo desta revisão foi identificar e descrever as medidas psicométricas de instrumentos de avaliação cognitiva de autores de agressão sexual contra criança e adolescente, cientificamente validados, encontrados em estudos que investigaram inteligência, empatia e distorção cognitiva, na literatura nacional e internacional, disponíveis na fonte de dados no Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Utilizou como critérios de elegibilidade, termos em português e inglês, agressor sexual, abusador sexual, perpetrador sexual, estuprador sexual, molestador sexual. Em um total 1122 artigos, foram selecionados 58 para revisão e, neles, 13 instrumentos de avaliação cognitiva: verificação do coeficiente de inteligência (1), avaliação de empatia (2), e distorção cognitiva (10). Entre as propriedades psicométricas relatadas, seis dos instrumentos encontrados exibiram alto o índice de confiabilidade. Quando comparados os instrumentos de inteligência, empatia e distorção cognitiva, percebe-se que os resultados apontam para medidas de alta de confiabilidade e completeza entre esses últimos. A literatura internacional sobre o tema vem ganhando visibilidade no meio científico, contudo ainda são escassos os métodos e instrumentos de pesquisa voltados à avaliação cognitiva dessa população no Brasil.

Keywords : avaliação cognitiva; revisão sistemática da literatura; criança; adolescência.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License