SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3El adolescente infractor y el outro social: reflexiones psicoanalíticas sobre la indiferenciaRepresentaciones sociales del trabajo informal para trabajadores por cuenta propia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

DOS REIS, Daniela Castro  y  CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves. Revisão sistemática dos instrumentos de avaliação cognitiva de autores de agressão sexual contra criança e adolescente (AASCA). Rev. Subj. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 13-25. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i3.6525.

O objetivo desta revisão foi identificar e descrever as medidas psicométricas de instrumentos de avaliação cognitiva de autores de agressão sexual contra criança e adolescente, cientificamente validados, encontrados em estudos que investigaram inteligência, empatia e distorção cognitiva, na literatura nacional e internacional, disponíveis na fonte de dados no Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Utilizou como critérios de elegibilidade, termos em português e inglês, agressor sexual, abusador sexual, perpetrador sexual, estuprador sexual, molestador sexual. Em um total 1122 artigos, foram selecionados 58 para revisão e, neles, 13 instrumentos de avaliação cognitiva: verificação do coeficiente de inteligência (1), avaliação de empatia (2), e distorção cognitiva (10). Entre as propriedades psicométricas relatadas, seis dos instrumentos encontrados exibiram alto o índice de confiabilidade. Quando comparados os instrumentos de inteligência, empatia e distorção cognitiva, percebe-se que os resultados apontam para medidas de alta de confiabilidade e completeza entre esses últimos. A literatura internacional sobre o tema vem ganhando visibilidade no meio científico, contudo ainda são escassos os métodos e instrumentos de pesquisa voltados à avaliação cognitiva dessa população no Brasil.

Palabras clave : avaliação cognitiva; revisão sistemática da literatura; criança; adolescência.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License