SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Representações sociais do trabalho informal para trabalhadores por conta própria"Mandados e comandados por alguém": processos de subjetivação formados pela institucionalização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

SILVA, Rovena Esmidre  e  QUEIROZ, Sávio Silveira de. A motivação para a interrupção ou uso de crack em gestantes e puérperas. Rev. Subj. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 39-50. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i3.6510.

Este trabalho teve como objetivo investigar os aspectos afetivos presentes na motivação para a interrupção e/ou continuidade do consumo de crack durante o período gestacional. Entendemos a afetividade a partir da perspectiva teórica de Jean Piaget, compreendida como a energética da ação. Sendo assim, levantamos a hipótese de que os afetos atuam como motivadores da ação de interrupção ou de continuidade do consumo de drogas durante o período gestacional e puerperal, e nos questionamos quais são os aspectos afetivos envolvidos nessa conduta. Diante disso, realizamos um estudo de caso com uma gestante e três puérperas, com a faixa etária de 19 a 38 anos, que interromperam e/ou continuaram o uso de crack durante a gestação e o puerpério. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos uma entrevista semiestruturada. O tratamento e a análise dos dados foram realizados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que os aspectos afetivos atuam diretamente na decisão de interromper ou continuar o uso do crack. Na interrupção foram citados os sentimentos de culpa, vontade, amor e medo. Em contrapartida, no que diz respeito à continuidade do consumo da droga, surgiram os sentimentos de tristeza, prazer, raiva, vontade, solidão e ausência de vergonha. Todas as participantes atribuíram representações negativas ao crack e ao seu uso, especialmente durante a gestação. Dessa maneira, faz-se relevante a investigação dos aspectos afetivos envolvidos no consumo do crack a fim de aperfeiçoar as estratégias de cuidado voltadas a esse público.

Palavras-chave : uso de drogas; motivação; afetividade; gestação; puerpério; crack.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License