SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3"Mandates and commanded by someone": processes of subjectivation formed by institutionalizationFamily plot in irregular adoption: case construction in the psychoanalytic clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

BOFF, Daiane; MELZ, Rodrigo Luís  and  GRISCI, Carmem Ligia Iochins. Modos de ser e trabalhar de caminhoneira: estratégia de viver a vida. Rev. Subj. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 64-76. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.RS.V18I3.6976.

O estudo destaca a estratégia de viver a vida de caminhoneira, suportado nas noções de trabalho imaterial e vida líquida. Caminhoneiras atuantes no transporte rodoviário de cargas de longo percurso e duração participaram da pesquisa exploratória por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise do conteúdo apontou que a caminhoneira desempenha atividades que se aproximam da noção de trabalho imaterial e possibilitou estender a noção de estratégia tomada de Bauman à vida cotidiana. Seu dia a dia remete à vida líquida; remete à indistinção entre tempo/espaço de trabalho e vida; ao percurso e cenário que extrapolam a boleia; aos elementos culturais associados à estrada. Entre truques e traquejos, a estratégia de viver a vida concentra-se em reinícios indolores que demandam manter o jogo curto e o itinerário minimamente reconhecível. Para prosseguir na profissão, em perspectiva gradiente, a caminhoneira contempla facetas do turista, andarilho e jogador, conforme metáforas apresentadas por Bauman.

Keywords : caminhoneira; motorista de caminhão; transporte rodoviário de cargas; trabalho imaterial; estratégia de viver a vida.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License