SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Modos de ser y trabajar de camionera: estrategia de vivir la vidaPsicología y derechos de los niños y de los adolescentes en la atención social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

DIAS, Fabiana Carolina de Souza Carvalho  y  NEVES, Anamaria Silva. Enredo familiar na adoção irregular: construção de caso na clínica psicanalítica. Rev. Subj. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 77-89. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i3.7361.

A adoção configura um importante dispositivo legal para que crianças e adolescentes possam dispor do convívio familiar, contudo uma cifra imprecisa, com números ainda pouco tangenciados, remonta a adoção de crianças pela via informal. O presente trabalho buscou compreender a dinâmica familiar que envolve a adoção irregular. Metodologicamente, a pesquisa esteve amparada nos preceitos psicanalíticos e utilizou o estudo de caso como estratégia de análise. A família estudada acolheu duas crianças, irmãs, em uma adoção irregular. Inicialmente, foram realizados cinco atendimentos psicológicos na modalidade de acolhimento familiar e, posteriormente, o caso foi tomado em psicoterapia. A análise do caso inclui aspectos como a insegurança vivenciada pela família, a relação com a família de origem, o lugar simbólico das irmãs nas famílias e a repetição de padrões no funcionamento familiar. Emerge a premência de se explorar aspectos inconscientes imbricados na adoção irregular a fim de superar o silenciamento que os medos e as ameaças sustentam no imaginário familiar.

Palabras clave : adoção irregular; vínculo; família; psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License