SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Modos de ser e trabalhar de caminhoneira: estratégia de viver a vidaPsicologia e direitos das crianças e dos adolescentes na assistência social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

DIAS, Fabiana Carolina de Souza Carvalho  e  NEVES, Anamaria Silva. Enredo familiar na adoção irregular: construção de caso na clínica psicanalítica. Rev. Subj. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 77-89. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i3.7361.

A adoção configura um importante dispositivo legal para que crianças e adolescentes possam dispor do convívio familiar, contudo uma cifra imprecisa, com números ainda pouco tangenciados, remonta a adoção de crianças pela via informal. O presente trabalho buscou compreender a dinâmica familiar que envolve a adoção irregular. Metodologicamente, a pesquisa esteve amparada nos preceitos psicanalíticos e utilizou o estudo de caso como estratégia de análise. A família estudada acolheu duas crianças, irmãs, em uma adoção irregular. Inicialmente, foram realizados cinco atendimentos psicológicos na modalidade de acolhimento familiar e, posteriormente, o caso foi tomado em psicoterapia. A análise do caso inclui aspectos como a insegurança vivenciada pela família, a relação com a família de origem, o lugar simbólico das irmãs nas famílias e a repetição de padrões no funcionamento familiar. Emerge a premência de se explorar aspectos inconscientes imbricados na adoção irregular a fim de superar o silenciamento que os medos e as ameaças sustentam no imaginário familiar.

Palavras-chave : adoção irregular; vínculo; família; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License