SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Psicologia e direitos das crianças e dos adolescentes na assistência socialMecanismos promotores e dificultadores da resiliência acadêmica: concepção de profissionais da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

LONDERO, Mário Francis Petry  e  PAULON, Simone Mainieri. Uma partida em qualquer porto, um navegar por mares loucos.... Rev. Subj. [online]. 2018, vol.18, n.3, pp. 104-114. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i3.5580.

O artigo reflete sobre a escuta clínica a partir de uma pesquisa-intervenção participativa e avaliativa das práticas de cuidado em saúde mental na rede de atenção básica, realizada na região metropolitana do estado do Rio Grande do Sul. Sustentado no método cartográfico, o estudo foi desenvolvido com grupos de interesse, stakeholders, que reuniram usuários, trabalhadores e gestores da rede de atenção psicossocial de cada um dos seis municípios participantes. As narrativas extraídas de cenas cotidianas de um dos municípios pesquisados são apresentadas com a finalidade de destacar as dificuldades que tanto os trabalhadores como a comunidade têm em acolher os sofrimentos psíquicos expressos na discursividade psicótica. Ao final, aponta-se o quanto a clínica da reforma psiquiátrica teria a aprender com as experimentações desviantes que a loucura e as pesquisas participativas podem ofertar quando operadas sob uma ética da diferença.

Palavras-chave : política pública; reforma psiquiátrica; clínica; pesquisa-intervenção; loucura.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License