SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A (in)visibilidade do graffiti e da pichação: subjetivando juventudes?O mototaxista no mundo do trabalho: precarização, desemprego e informalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

SILVA, Nathália Gomes da  e  SILVA, Josevânia da. Aspectos psicossociais relacionados à imagem corporal de pessoas com excesso de peso. Rev. Subj. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 1-16. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v19i1.e8030.

A obesidade, além de ser uma doença com impacto na saúde física e psicológica, é acompanhada por estigmas socialmente construídos no que tange, também, à imagem corporal. Comumente, verifica-se, entre as pessoas com excesso de peso, uma insatisfação com a imagem corporal. Este estudo teve por objetivo investigar a imagem corporal de pessoas com excesso de peso e os aspectos psicossociais vivenciados por elas. Participaram desta pesquisa 58 pessoas com sobrepeso ou obesidade (média de idade de 38,53 anos; DP=10,69). Para a coleta dos dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e clínico, a escala de figuras de Stunkard e uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que nenhum dos participantes estava satisfeito com sua imagem corporal. No que diz respeito à análise dos conteúdos das entrevistas, emergiram quatro categorias, a saber: Insatisfação com imagem: os participantes declararam não gostar e/ou não se sentirem bem com a sua imagem, identificando-se a presença de conceitos autodepreciativos, permeados por sentimentos de tristeza, vergonha e a sensação de não se reconhecer naquele corpo; Insatisfação com o excesso de peso: partes do corpo foram relatadas como incômodas e, além disso, há uma preocupação com a saúde, dores e dificuldades causadas pelo peso emergiram como fatores que geram desconforto com o próprio corpo; Preconceito: apresenta-se na forma de comentários direcionados, atitudes negativas, atenção indesejada, olhares de reprovação e de curiosidade; e Aceitam-se como são: não possuem uma relação negativa com a própria imagem, mesmo se sentindo incomodados, aceitam-se como são. Os resultados deste estudo demonstram a necessidade de expandir a abordagem das pessoas com excesso de peso para além dos problemas relacionados à esfera físico-biológica, uma vez que o cuidado em saúde requer a perspectiva da integralidade.

Palavras-chave : excesso de peso; obesidade; imagem corporal; aspectos psicossociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License