SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1O mototaxista no mundo do trabalho: precarização, desemprego e informalidadeDo relacionamento com os pais para o relacionamento romântico: continuidade e descontinuidade dos modelos de apego índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

CUENCA-AMIGO, Macarena. Envolvimento do público através de programas universitários: Um estudo de caso de ópera em Bilbao. Rev. Subj. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 90-103. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v19i1.e7615.

O objetivo desta pesquisa é explorar como programas universitários para adultos mais velhos podem contribuir para o envolvimento do público cultural. Para alcançar esse objetivo, foi utilizada uma abordagem de pesquisa qualitativa. O programa universitário para idosos denominado "Disfruta las artes", organizado pela Universidade de Deusto (Bilbao, Espanha), foi realizado como estudo de caso, e foram realizadas dez entrevistas em profundidade com alunos participantes. As entrevistas focaram as experiências de ópera dos entrevistados antes e depois de participar do programa universitário. Os resultados da análise revelaram as seguintes alterações: (a) alterações na duração da experiência de ópera; (b) alterações na intensidade da experiência de ópera; e (c) alterações no indivíduo. Conclui-se que os programas universitários para adultos mais velhos podem contribuir para o envolvilmento do público cultural, facilitando uma via para o usofruto das experiências culturais, transformando-as em experiências artísticas de alta qualidade. Apesar desta análise, tendo em conta o limitado número de entrevistas, ser considerada meramente exploratória, os resultados nela obtidos poderão ser bastante úteis aos profissionais do setor cultural e inspirar análises mais aprofundadas no futuro.

Palavras-chave : artes; público cultural; ópera; educação; universidade; adultos mais velhos.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License