SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Envolvimento do público através de programas universitários: Um estudo de caso de ópera em BilbaoO manicômio no cariri cearense: análise arquegenealógica de sua abertura e fechamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

GUEDES, Dilcio Dantas  e  MOREIRA, Patricia Carvalho. Do relacionamento com os pais para o relacionamento romântico: continuidade e descontinuidade dos modelos de apego. Rev. Subj. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp. 104-114. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v19i1.e5302.

O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre representações de apego aos pais e parceiros amorosos quando situações relacionais estressantes emergem. Uma entrevista semi-estruturada focada em representações de apego foi utilizada com sessenta adultos. Os resultados indicaram uma certa semelhança entre as representações de apego em relação aos pais e aos parceiros amorosos que viviam stress relacional. Esta semelhança foi mais sistematica em relação a mãe e o primeiro parceiro amoroso. Parece que, quando a insegurança do apego aos pais e parceiros prevalece, as representações de apego internalizadas desde as relações vividas com os pais podem ser reativadas por ocasião da experiência de stress relacional.

Palavras-chave : apego; estilos parentais; internalização; relacionamentos românticos; estresse.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Francês     · Francês ( pdf )

 

Creative Commons License