SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Tédio e trabalho nas organizações: do mal-estar à ressignificaçãoA viagem a lazer como experiência (trans)formadora para idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

BARBOSA JUNIOR, Francisco Welligton de Sousa; TEIXEIRA BAPTISTA, Maria Manuel Rocha  e  MONTEAGUDO SANCHEZ, María Jesús. Notas sobre a experiência de ócio estético. Rev. Subj. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 1-12. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v19i2.e9202.

O presente texto, de caráter teórico-exploratório, tem por objetivo esclarecer aportes que o conceito objeto de estudo, a experiencia de ócio estético, pode propiciar em termos de desenvolvimento pessoal e social. Orientados para este fim, realizamos uma revisão bibliográfica a partir de escritos sobre a experiência de ócio estético em bases de dados e coligações de livros, tais como a Scielo e a coleção Documentos de Estudios de Ocio. O descritor que guiou essas buscas foi "ócio estético", nos idiomas português, espanhol e inglês: ócio estético, ocio estético e aesthetic leisure. Usando esse fio condutor, dividimos nosso caminho em dois momentos, respectivamente intitulados: "Entre Experiência de Ócio e Experiência Estética" e " Características Marcantes da Experiência de Ócio Estético". Na primeira parte, apresentamos alguns marcos da experiência estética e suas relações com a experiência de ócio; em seguida, apresentamos características que são intimamente peculiares à experiência de ócio estético. Isto nos levou a concluir que a percepção da beleza é um elemento central da experiência de ócio estético, pois se dá a partir de um olhar em que dialogam o sujeito e elementos de sua cultura; um diálogo que permite à pessoa um encontro consigo mesma, novos olhares sobre seu contexto e reconstruções identitárias, além de contribuir para processos de microrresistências a discursos dominantes em uma cultura.

Palavras-chave : beleza; experiência; experiência de ócio; experiência de ócio estético.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License