SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Notes about aesthetic leisure experienceLeisure as a scope of integration of immigrants: representations and experiences of brazilian women the Basque Country author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

SOUSA, Cairo Cézar Braga de; BAQUIT, José Airton Nascimento Diógenes  and  FERREIRA, Karla Patrícia Martins. A viagem a lazer como experiência (trans)formadora para idosos. Rev. Subj. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 1-12. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v19i2.e9224.

O envelhecimento já se apresenta como uma realidade nas sociedades contemporâneas com o rápido crescimento da população idosa, motivado pelo aumento da expectativa de vida e pela redução da fertilidade e mortalidade. A partir daí, surgem desafios para esse segmento etário, principalmente em países que não se prepararam para tal tendência social, como é o caso do Brasil. Nesse contexto, esta pesquisa propõe-se a compreender os significados da viagem a lazer para o idoso. Como método investigativo, a pesquisa desenha-se como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, de enfoque etnográfico. Teve-se como lócus de investigação a cidade de São Luís, Maranhão, a partir de um projeto voltado para o idoso da Universidade Integrada da Terceira Idade - UNITI. Como técnicas e instrumentos de coleta, utilizaram-se entrevistas narrativas, observação participante e diário de campo. Como técnica de análise, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin, para que se pudesse elaborar categorias. A coleta de dados segmentou-se em três etapas: a expectativa da viagem, a viagem e a pós-viagem. As categorias de análise e a interpretação dos conteúdos nos indicam que a viagem é uma atividade que atribui sentido à vida do idoso e estimula processos de autonomia, independência, qualidade de vida e expectativa de vida saudável, contribuindo para um envelhecimento com qualidade.

Keywords : viagem; lazer; idoso; tempo livre.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License