SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A viagem a lazer como experiência (trans)formadora para idososPráticas de lazer em complexos habitacionais para idosos em Montevidéu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

PINTO DE ALMEIDA, Rosely Cubo. ócio como âmbito de integração de imigrantes: representações e vivências de mulheres brasileiras no País Basco. Rev. Subj. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 1-15. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v19i2.e9229.

Este estudo é um extrato da Tese Doutoral 'Menção Europeia' - "O Ócio como Âmbito de Integração de Imigrantes" em que pesquisamos as representações e vivências de ócio de mulheres imigrantes brasileiras que vivem matrimonio misto ou transnacional com homens do País Basco. O alcance desta pesquisa comprova que o ócio favorece aos imigrantes promover sentimentos de liberdade (fonte de experiências valiosas, evolução de papéis psicossociais e conquista de autonomia pessoal) e sensações de felicidade (desfrute, satisfação e visão lúdico-criativa da realidade); desde o ponto de vista da integração, a gêneses do ócio radica o centro que modifica o 'Sentido de Ser-Estar' de imigrantes, possibilitando que desenvolvam conhecimentos, atualizem competências e potencializem habilidades articulando experiências ao vivido e ao devir. Para tanto, criamos um modelo empírico de representação do ócio a partir da aproximação entre culturas de origem-destino migratórias; assim, se coletou dados através de questionários, entrevistas em profundidade e dinâmicas de intervenção grupal 'Oficinas de Ócio' validando o reconhecimento das concepções de sentido do ócio identificado com a experiência (contexto do Ser imigrante) e apontado como confluência intercultural (âmbito do Estar/pertencer).

Palavras-chave : ócio; imigração; relações étnicas; fatores socioculturais; psicodrama.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License