SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2ócio como âmbito de integração de imigrantes: representações e vivências de mulheres brasileiras no País BascoParticipação sociocultural, ócio, acessibilidade e envelhecimento ativo no contexto de idosos institucionalizados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

ALVAREZ, Ricardo Lema  e  URETA, Ximena. Práticas de lazer em complexos habitacionais para idosos em Montevidéu. Rev. Subj. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 1-16. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v19i2.e9236.

Políticas destinadas a idosos concentram seus esforços em fornecer soluções para necessidades básicas, como habitação, saúde ou alimentação, muitas vezes adiando as necessidades sociais e culturais. Este artigo apresenta os principais achados de uma pesquisa realizada a partir de uma perspectiva de desenvolvimento humano e experiências de lazer que analisa as práticas de lazer em idosos, com o objetivo de conhecer a experiência de lazer com base no significado atribuído a essas práticas. Sendo a abordagem metodológica considerada quantitativa, para a qual foi aplicado um questionário. uma amostra de 245 idosos residentes em conjuntos habitacionais, na cidade de Montevidéu (Uruguai). Ele se inscriveu a analisar as práticas de lazer de variáveis sociodemográficas e inquirir sobre a continuidade, ruptura ou aumento na realização de tais práticas e identificar as principais barreiras lazer envolvido em suas práticas. Entre os principais achados do estudo está o predomínio na prática de atividades de lazer passivo e baixas demandas cognitivas, como: assistir TV, ouvir música e ouvir rádio. Enquanto em atividades mais citada lazer não foram observadas diferenças significativas entre homens e mulheres, se foi observada uma divisão sexual do lazer reunião homens tradicionalmente atividades femininas (Canto ponto de ebulição, artesanato) e (ponto de ebulição Exercício, DIY). Por fim, as principais barreiras de lazer que afetam a população incluída neste estudo estão relacionadas à saúde (intrapessoal), falta de empresa (interpessoal) e economia (estrutural).

Palavras-chave : práticas de lazer; envelhecimento; barreiras.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License