SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Participação sociocultural, ócio, acessibilidade e envelhecimento ativo no contexto de idosos institucionalizados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

ALVAREZ SEARA, Jose Manuel  e  CHAVES, Elisângela. Tango e samba: desconstruindo estereótipos. Rev. Subj. [online]. 2019, vol.19, n.2, pp. 1-13. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v19i2.e9258.

As danças de tango e samba de gafieira podem ser expressões de lazer nas quais predomina certa heteronormatividade hegemônica. Nos últimos anos, também vem se desenvolvendo, em diferentes países, um movimento de pessoas que questionam, resistem e propõem alternativas à heteronormatividade na dança de salão. Este trabalho identifica as resistências, alternativas e propostas inovadoras apresentadas a essa heteronormatividade hegemônica nas danças de tango e samba de gafieira utilizando uma metodologia qualitativa, com estudo de casos múltiplos, através do qual 30 pessoas foram entrevistadas e 30 observações foram feitas em escolas de dança e espaços abertos de três cidades da América Latina (Buenos Aires, Montevidéu e São Paulo). Os resultados revelam uma clara percepção de professores e dançarinos sobre os estereótipos que, através dessas danças, reforçam a heteronormatividade hegemônica, bem como movimentos de resistência nas ações e estratégias utilizadas pelas pessoas nas três cidades mencionadas para desfrutar da dança sem restrições.

Palavras-chave : lazer; tango; samba; estudos de gênero; estudos queer.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License