SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Trauma: um estudo sobre a inibição generalizada (ou econômica)O delírio além do sintoma: reflexões a partir da teoria da subjetividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

DE LIMA, Cláudia Henschel  e  LOPES, Ana Flavia Pedrosa. A elaboração conceitual da teoria freudiana do desencadeamento e estabilização. Rev. Subj. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 1-11. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v19i3.e7370.

O ponto de partida do artigo é mostrar a relevância e a atualidade da teoria freudiana da psicose. Nesse sentido, o objetivo é retomar a literatura visando a delimitar uma hipótese inaugural sobre o desencadeamento e a estabilização, em que a perturbação do funcionamento pulsional já se constituía como fator importante na etiologia psíquica de seu desencadeamento e o delírio, como um trabalho psíquico de reparação, de estabilização. Para isso, o artigo expõe um levantamento das referências freudianas a fim de mostrar o desenvolvimento epistemológico de uma pesquisa etiológica cuja especificidade reside em: 1. Considerar a etiologia da psicose à luz da invasão pulsional; 2. Isolar, por meio do conceito de rejeição, um processo psíquico específico de defesa contra a pulsão cujo resultado é a perda da realidade; 3. Definir a função do delírio como reparador, restituidor da realidade.

Palavras-chave : psicose; desencadeamento; estabilização; delírio; psicanálise; psicopatologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License