SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Teenage drug users and "social disinsertion"Understanding Love and Its Expressions at Different Developmental Stages author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

SILVEIRA, Andréa Luiza da  and  MERLO, Álvaro Roberto Crespo. Trabalhar e adoecer: temporalização de trabalhadores(as) da agroindústria. Rev. Subj. [online]. 2019, vol.19, n.3, pp. 1-14. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v19i3.e9131.

Por meio da compreensão da relação entre o processo de trabalho e o projeto de ser trabalhador(a), discriminamos três dimensões da temporalização de trabalhadores(as) de uma unidade frigorífica do Oeste catarinense que adoeceram pelo trabalho. As investigações foram realizadas utilizando-se de entrevistas narrativas com trabalhadores(as) e sindicalistas. Como resultados parciais desta pesquisa, encontramos três dimensões da experiência que incidem na temporalização ou personalização, quais sejam: trabalhar com dor, sofrer e trabalhar, e antes e depois do adoecimento. A partir da experiência dos trabalhadores ressaltamos que trabalhar com dor implica numa mudança da corporeidade e na temporalização em que o adoecimento pelo trabalho se torna o projeto de ser trabalhador(a).

Keywords : saúde do trabalhador; trabalho; subjetividade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License