SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Um corpo que arde: corporeidade e produção de subjetividade em Clarice LispectorA normatização do corpo feminino e os modos de subjetivação na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

VIOLA, Daniela Teixeira Dutra; LIMA, Nádia Laguárdia de  e  NOBRE, Márcio Rimet. O resgate da narrativa na cultura digital: a conversação psicanalítica com adolescentes na escola. Rev. Subj. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 1-13. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i1.e8031.

Este artigo examina a conversação psicanalítica e seu lugar no Outro contemporâneo a partir da experiência de um projeto de pesquisa e extensão com grupos de adolescentes em escolas. Apresenta-se um extrato de conversação a fim de demonstrar a instalação de um espaço de transmissão de narrativas que produz efeitos subjetivos nos participantes. Investiga-se como esse dispositivo opera num mundo em que as faculdades de narrar e de escutar estão enfraquecidas. Nesse sentido, propõe-se um diálogo da psicanálise de orientação lacaniana com o pensamento filosófico de Walter Benjamin e suas considerações sobre a transmissão da experiência e também com outros autores da filosofia e das ciências sociais que abordam as mutações discursivas desde a modernidade à hipermodernidade.

Palavras-chave : psicanálise; conversação; transmissão; adolescência; escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License