SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Transfobias PsicoanalíticasPolíticas de Soledad Demasiadamente Cotidianas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

CIDADE, Natália de Oliveira de Paula  y  ZORNIG, Silvia Maria Abu-Jamra. A clínica dos sofrimentos narcísico-identitários e seus dispositivos clínicos. Rev. Subj. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 1-12. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i1.e8815.

O presente artigo visa a apresentar algumas modificações possíveis no dispositivo analítico à luz das problemáticas trazidas à clínica contemporânea pelos sofrimentos narcísico-identitários. Esses quadros clínicos têm como particularidade falhas sofridas nos primórdios da constituição psíquica, em contextos anteriores à aquisição da linguagem verbal e à possibilidade de inscrevê-las psiquicamente no campo da representação. Nesses casos, outros elementos, para além da dimensão verbal, estarão presentes no setting analítico, fazendo com que o trabalho de interpretação dos conflitos e defesas possa ser acrescido de diferentes dispositivos clínicos e modos de escuta. A partir das características apresentadas pelos sofrimentos narcísico-identitários, nos propomos a refletir acerca de três dispositivos clínicos que podem complementar o enquadre psicanalítico clássico na direção de possíveis extensões do método psicanalítico nesses quadros: a construção, a transferência paradoxal e a "sobrevivência" do analista. Essa extensão dos dispositivos analíticos abre caminho para pensar a intersubjetividade como momento instaurador da subjetividade, destacando sua importância na clínica, uma vez que esse processo passa necessariamente por um momento essencial de relação com outro fundamental, que deve auxiliar no reconhecimento de si e no processo de subjetivação.

Palabras clave : clínica psicanalítica; sofrimentos narcísico-identitários; intersubjetividade.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License