SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Observação psicanalítica da relação mãe-bebê no cárcereAtos na adolescência: uma resposta diante da angústia e do desamparo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

MONTEIRO, Daniela Trevisan; MENDES, Jussara Maria Rosa  e  BECK, Carmem Lúcia Colomé. Percepções dos profissionais da saúde sobre a morte de pacientes. Rev. Subj. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 1-13. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i1.e9164.

O presente estudo objetivou conhecer as percepções dos profissionais da saúde sobre a morte de pacientes. Realizou-se um estudo descritivo e exploratório de cunho qualitativo. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas e observações. Foram entrevistados dezessete profissionais, médicos e enfermeiros, que trabalham na unidade de pronto socorro em um hospital de ensino do Rio Grande do Sul. Os dados obtidos foram submetidos à triangulação a partir da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que são utilizadas estratégias defensivas para o enfrentamento de situações consideradas estressantes. Ademais, os sentimentos suscitados não são elaborados pelos profissionais. Concluiu-se que são utilizadas estratégias defensivas quando ocorre a morte de pacientes, mas isso não diminui o sofrimento dos profissionais, por isso é importante que a morte seja tema de formação inicial e continuada entre os profissionais da saúde.

Palavras-chave : morte; atitude frente à morte; pessoal de saúde; serviço hospitalar de emergência.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License