SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2La Fuerza del Silencio en el Niño: Un Relato de ExperienciaTrauma y Arte: Del Vacio a la Elaboración de Sentido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

DIAS, Eliane Aparecida Costa  y  MORETTO, Maria Livia Tourinho. A Especificidade Da Produção De Conceitos Em Psicanálise. Rev. Subj. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 1-11. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i2.e8224.

Este trabalho discute a produção de conceitos em psicanálise. Com base na premissa de que há uma especificidade na produção de conceitos nesse campo, realizamos uma interlocução pontual com a filosofia no intuito de apreender uma definição mais genérica de conceito, o que nos possibilitou avançar na direção do conceito em psicanálise. Para tanto, percorremos passagens da obra de Freud e de Lacan que nos permitiram verificar que a produção conceitual em psicanálise se define por uma lógica própria e decorrente da especificidade de seu objeto e de seu método. Constatamos que o conceito surge como tentativa de resposta aos problemas que emergem na experiência da clínica, mas a peculiaridade do objeto da psicanálise (a constituição singular do sujeito e do inconsciente a partir da imersão no campo simbólico da linguagem) impõe ao conceito em psicanálise as características de não generalização e de impossibilidade de se chegar a uma definição última e totalizante (condição de inacabamento). O conceito é forjado na passagem da experiência no dispositivo analítico (terapêutica) para a sua formalização (teoria), mas aponta, permanentemente, para uma dimensão do objeto de investigação que está fora da possibilidade de sentido e, assim, escapa ao saber. O real da experiência psicanalítica é, portanto, aquilo que se furta à apreensão pelo conceito.

Palabras clave : conceito; psicanálise; Freud; Lacan.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License