SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2El Resentimiento en el Contexto del Trabajo Inmaterial AfectivoDiferencias Conceptuales entre el Inconsciente Freudiano y Lacaniano en el Caso Miss Lucy R. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

NOVAIS, Diego Bertanha; CAMPOS, Érico Bruno Viana  y  CAROPRESO, Fátima Siqueira. A Fruição Estética Na Obra De Freud. Rev. Subj. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 1-10. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i2.e8988.

O presente artigo tem como objetivo expor as concepções de Sigmund Freud sobre a fruição estética. Ele parte da hipótese de que há dois posicionamentos básicos a respeito do tema na obra do autor: um referente à obra de arte como fonte de prazer e outro vinculado à produção de inquietação. De acordo com Freud, o prazer produzido pela obra de arte seria fruto de uma descarga energética, que permitiria uma suspensão temporária da repressão e a realização disfarçada de um desejo inconsciente. Já a inquietação seria produzida quando a obra de arte manifestasse certos elementos vinculados ao reprimido ou remetesse a formas de pensamento já superadas ao longo do desenvolvimento psíquico. Concluímos que, em ambos os casos, a fruição estética estaria relacionada com a evocação de representações inconscientes reprimidas. No entanto, a determinação dos afetos suscitados no espectador também seria influenciada pela manipulação exercida pelo artista, a partir da aplicação de sua técnica.

Palabras clave : psicanálise; Freud, Sigmund (1856-1939); fruição estética; inquietação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License