SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Diferencias Conceptuales entre el Inconsciente Freudiano y Lacaniano en el Caso Miss Lucy R.La Comprensión de los Procesos de Salud-Enfermedad en Médiums de Incorporación de la Umbanda índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

SALVADOR, Isadora Nicastro  y  CORDEIRO, Silvia Nogueira. A Medicalização No Referencial Psicanalítico: Uma Revisão Sistemática De Literatura. Rev. Subj. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 1-13. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i2.e9572.

A psicanálise se propõe a analisar o contexto social medicalizante e a encontrar respostas para essa realidade. Nesse viés, perante o método de revisão sistemática de literatura, buscou-se compreender, por meio do presente trabalho, a perspectiva da psicanálise diante da problemática da medicalização dos sujeitos. Observa-se, a partir desta revisão, que há diferença de paradigma entre a via pela qual a psicanálise se guia e a de uma sociedade recheada de sujeitos medicalizados, sendo esta última a via da biologização e da sedação dos sujeitos, havendo um esvanecimento deles. Por meio da metassíntese qualitativa dos artigos selecionados, foi possível estabelecer cinco categorias de análise interpretativa, a saber: "sofrimento psíquico: o mal-estar do ser humano", "a medicalização da vida: a perspectiva social e a biopolítica", "particularidades de um sujeito medicalizado/toxicômano", "psicanálise aliada à medicação" e "paradigma da ciência médica versus paradigma da psicanálise". Por intermédio deste artigo, puderam-se compreender as aproximações e os distanciamentos no que diz respeito à medicalização dos sujeitos contemporâneos, evidenciando as peculiaridades da visão psicanalítica sobre o tema.

Palabras clave : psicanálise; medicalização; revisão sistemática de literatura.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License