SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A Medicalização No Referencial Psicanalítico: Uma Revisão Sistemática De LiteraturaGravidade Percebida e Vulnerabilidade ao HIV: Revisão Sistemática da Literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

SCALON, Ettore Fonseca; SCORSOLINI-COMIN, Fabio  e  MACEDO, Alice Costa. A Compreensão dos Processos de Saúde-doença em Médiuns de Incorporação da Umbanda. Rev. Subj. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 1-13. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i2.e10003.

A partir da abordagem cultural dos processos saúde-doença, as consultas mediúnicas na umbanda fazem parte do sistema popular de cuidado. Objetivou-se investigar como médiuns de incorporação compreendem os processos saúde-doença, especificamente os relacionados ao adoecimento psíquico. Foram entrevistados sete médiuns de incorporação, com idades entre 26 e 58 anos, membros de um terreiro na cidade de Uberaba/MG, Brasil. O tempo médio de atuação como médium de incorporação foi de 8,28 anos. As concepções de saúde e doença fazem referência tanto ao modelo ontológico como ao modelo relacional de saúde. Conclui-se que o terreiro centraliza o processo saúde-doença, cuidando de quem cuida (médiuns) e também de quem procura por cuidado (consulente), em uma perspectiva que deve ser compreendida em sua complexidade e potencialidade para a integralidade.

Palavras-chave : cura pela fé; espiritualidade; etnopsicologia; antropologia da saúde; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License