SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Sexualidade, Corpo e PsicanáliseFeminino e Transmissão Geracional em Beira Rio Beira Vida, de Assis Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

ROSA, Camila Terra da  e  WEINMANN, Amadeu de Oliveira. A Sexualidade Feminina em Escritos Das Pioneiras da Psicanálise. Rev. Subj. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 1-13. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i3.e9499.

O presente artigo tem como objetivo recuperar escritos das pioneiras da psicanálise sobre a sexualidade feminina. A importância do retorno a essas autoras está na possibilidade de elaboração de uma teoria da sexualidade feminina por mulheres, em um campo tradicionalmente ocupado por autores homens. As mulheres conseguiram sair do lugar de pacientes para se tornar autoras? Foi possível às mulheres ocupar um lugar de protagonismo na psicanálise? As psicanalistas escolhidas para pensar essas questões foram responsáveis por importantes torções na teoria freudiana sobre a sexualidade feminina e são reconhecidas na história da psicanálise por suas contribuições teóricas e clínicas. São elas: Karen Horney, Jeanne Lampl-de Groot, Ruth Mack Brunswick, Melanie Klein, Joan Riviere e Helene Deutsch. Nesse trabalho, pretende-se trazer à tona, novamente, suas contribuições, com o intuito de buscar uma herança feminina na psicanálise.

Palavras-chave : psicanálise; história; sexualidade feminina.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License