SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Percepções Sobre a Deficiência Entre os Estudantes de PsicologiaAutismo e a Hipótese de uma Estrutura não Decidida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

SILVA, Milena da Rosa; TEODOZIO, Andressa Milczarck; PEDROTTI, Bruna Gabriella  e  FRIZZO, Giana Bitencourt. O Pai No Contexto da Depressão Pós-parto Materna - e Seis Anos Depois, que Lugar Ocupa Esse Pai?. Rev. Subj. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 1-12. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i3.e10074.

A partir das proposições de Winnicott, o presente estudo teve como objetivo compreender o lugar do pai em dois diferentes momentos do desenvolvimento infantil: no primeiro ano de vida do bebê, no contexto de depressão pós-parto materna, e, posteriormente, no sexto ano de vida da criança. Participaram deste estudo duas famílias que, no momento inicial, realizaram uma psicoterapia breve pais-bebê e, no segundo momento, participaram de um processo de follow up. Os resultados obtidos indicaram que, no primeiro ano de vida dos bebês, os pais constituíram um bom relacionamento com seus bebês e puderam compreender a necessidade de intensa dedicação da mãe ao bebê, porém não forneceram todo o suporte necessário às esposas naquele momento e contexto. As sutis dificuldades observadas no primeiro ano de vida dos bebês, relativas ao papel que se esperaria desses pais, mostraram-se ainda evidentes no sexto ano de vida das crianças.

Palavras-chave : depressão pós-parto; pai; bebê; criança; família.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License