SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número especial 2Racismo, Violência e a Questão Das Drogas No Brasil: Faces da SegregaçãoA Prática Psicanalítica Frente ao Sujeito Contemporâneo: Reflexões A Partir da Clínica-escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

MENDES, Elzilaine Domingues. Impasses na Constituição do Sujeito Causados pelas Tecnologias Digitais. Rev. Subj. [online]. 2020, vol.20, n.spe2, pp. 1-10. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v20iesp2.e8984.

O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre as tecnologias digitais e os seus efeitos na constituição do psiquismo. As transformações sociais e o desenvolvimento da tecnologia ampliaram as modalidades do brincar. As telas passaram a ocupar o lugar dos pais, o que tem colaborado para a fragilidade psíquica das crianças e para o aumento de psicopatologias, como atrasos no desenvolvimento da linguagem, dificuldades na socialização, obesidade, depressão, problemas de aprendizagem e dependência. Retomamos os escritos de Freud sobre a importância do brincar na constituição do sujeito, uma vez que, enquanto brinca, a criança elabora os seus conflitos e desenvolve a autonomia e a criatividade.

Palavras-chave : brincar; infância; telas; subjetividade; contemporaneidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License