SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número especial 2Adolescencia y Lazo Social: Una Lectura Psicoanalítica sobre el Uso del FacebookLa Política de las Imágenes y la Ética del Deseo en las Auto representaciones Contemporáneas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

GUERRA, Andréa Maris Campos. O Papel da Psicanálise na Desconstrução do Racismo à Brasileira. Rev. Subj. [online]. 2020, vol.20, n.spe2, pp. 1-14. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v20iesp2.e9547.

Retomando aspectos históricos da escravização colonial e imperial referentes ao tráfico negreiro transatlântico e a sua instalação e manutenção em terras brasileiras, realizamos uma análise psicanaliticamente orientada acerca dos efeitos dessa experiência histórica, tanto em termos societários e discursivos, quanto em termos subjetivos e inconscientes. Nosso objetivo é situar a especificidade da lógica do racismo no Brasil, descortinando os mecanismos inconscientes de sua manutenção e os efeitos subjetivos de sua vivência. Destacamos o modo como o racismo à brasileira se estruturou enquanto racismo de marca, com um uso social definido pela associação com a classe e regido pelo ideal de branquitude. Analisamos as figuras da negação que engendram a ambivalência e o velamento da posição racista do brasileiro, buscando elucidar alguns caminhos para sua desconstrução e superação a partir da psicanálise.

Palabras clave : psicanálise; racismo; escravização; preconceito; sofrimento psíquico.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License