SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número especial 2La Política de las Imágenes y la Ética del Deseo en las Auto representaciones Contemporáneas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

ROCHA, Lorenna Pinheiro; LIMA, Maria Celina Peixoto  y  PINHEIRO, Clara Virgínia de Queiroz. Neoliberalismo Escolar: A Educação De Jovens Na Atualidade E Seus Efeitos Subjetivos. Rev. Subj. [online]. 2020, vol.20, n.spe2, pp. 1-11. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v20iesp2.e10544.

Na atualidade, presenciamos um nítido esfacelamento dos fundamentos e finalidades da educação, o que vem deixando incerta sua atual função social. Se, um dia, seu papel se centrou numa formação intelectual e cidadã, a partir da transmissão dos valores da cultura e dos referenciais simbólicos da sociedade, tal propósito vem sofrendo profundas transformações com o advento do neoliberalismo escolar, que consiste na migração dos valores econômicos para o campo educacional. Nesse contexto, a escola passa a ser convocada a responder a interesses econômicos, o que se torna evidente ao analisarmos, sobretudo, as propostas pedagógicas voltadas à juventude. Diante desse cenário, o presente trabalho busca discutir as consequências da entrada dos valores econômicos na educação de jovens, atentando para os seus efeitos no sujeito/aluno. Sugerimos, aqui, duas modalidades distintas de sintomas escolares que se presentificam na relação com o saber: as inibições intelectuais e a melancolização. Tais sintomas dão testemunho de um preocupante declínio do sentido do conhecimento, que representa uma das principais mazelas com que a escola precisa lidar na atualidade. Partindo da concepção psicanalítica de que o sentido só se constrói na referência a outro, tal problemática não se resolveria com tentativas de conferir sentidos individuais ao conhecimento, como temos observado nas práticas educativas contemporâneas. Progressivamente, o aspecto coletivizante do conhecimento vem perdendo seu lugar em detrimento de uma compreensão mais individualizada, segundo a qual a educação funciona como instrumento de "modelagem" de competências exigidas pelo mercado de trabalho. Assim, concluímos que a necessidade de se resgatar o caráter coletivizante do conhecimento é urgente; há que se levar em consideração as condições de possibilidade de uma real transmissão no contexto escolar, pois o triunfo de um modelo educacional que se propõe a responder a demandas de eficácia e de inovação encontra seus limites na própria natureza do ato pedagógico.

Palabras clave : educação; juventude; psicanálise; neoliberalismo escolar.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License