SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1"Corpos encaliçados de prisão": mulheres e subjetividades em exceçãoA homossexualidade feminina na teoria freudiana: correlações com a feminilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

SILVA, Jonas Carvalho e; BUCHER-MALUSCHKE, Júlia Sursis Nobre Ferro  e  MORI, Valéria Deusdará. A subjetividade de uma família atingida por barragem na situação do deslocamento forçado. Rev. Subj. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 1-12. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i1.e10597.

Este estudo de caso teve por objetivo compreender a articulação entre a subjetividade individual e social dos membros de uma família atingida por barragem no contexto do deslocamento forçado. O referencial teórico do trabalho orientou-se pela teoria da subjetividade, desenvolvida por Fernando González-Rey em uma perspectiva cultural-histórica, e na teoria do apego ao lugar. Os participantes foram a mãe, o pai e a filha, removidos para um reassentamento rural no Tocantins em 2001. A partir da utilização da dinâmica conversacional, da entrevista semiestruturada, de um inventário sociodemográfico e da elaboração de um genograma familiar, foram levantados os eixos de análise, que apontaram características de liderança nos membros, impactos na dinâmica familiar e repercussões negativas no apego ao lugar. Sugere-se considerar, nas avaliações desse tipo de impacto, as dimensões da subjetividade individual e social da pessoa atingida por barragem.

Palavras-chave : migração; subjetividade; apego; atingidos por barragem.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License