SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1The Subjectivity of a Dam-Affected Family in the situation of Forced DisplacementCartographies and Routes of Women Artisans who Learn, Teach and Work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

PASTANA, Caroline Philipp  and  KLIPAN, Marcos Leandro. A homossexualidade feminina na teoria freudiana: correlações com a feminilidade. Rev. Subj. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 1-12. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i1.e10926.

Esta pesquisa histórico-epistemológica se propõe a compreender as transformações teóricas acerca do tema homossexualidade feminina na obra freudiana, a fim de apreender a racionalidade de sua elaboração e as modificações teóricas sobre a importância do pai e da mãe no processo de constituição da sexualidade, especialmente no que diz respeito à homossexualidade feminina e em correlação com a feminilidade. Para isso, examinamos os principais textos em que Freud trabalha a homossexualidade feminina, correlacionando-a com o que ele pensava sobre a saída pela via feminina, apontando suas principais características, assim como as dificuldades e impasses teóricos enfrentados pelo autor.

Keywords : homossexualidade feminina; psicanálise; sexualidade; feminilidade; complexo de Édipo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License