SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A homossexualidade feminina na teoria freudiana: correlações com a feminilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

SILVA, Daniele Vitória Lima da; CAMPELO, Camila Barbosa; SIMONI, Ana Carolina Rios  e  AMORIM, Ana Karenina de Melo Arraes. Cartografias e percursos de mulheres artesãs que aprendem, ensinam e trabalham. Rev. Subj. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 1-12. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i1.e11351.

O presente artigo trata de uma pesquisa-intervenção que ocorreu atrelada ao estágio supervisionado do curso de Psicologia, nos meses de abril a setembro de 2019, tendo como foco uma imersão territorial no bairro das Rocas, da cidade de Natal/RN. As intervenções tiveram como foco o Centro de Convivência e Cultura (CECCO) das Rocas, dispositivo de saúde mental que integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Imersas no cotidiano do dispositivo, as intervenções buscaram fortalecer um dos grupos que compõe o CECCO, voltado para as oficinas de artesanato com mulheres com diagnóstico de transtorno mental. Para tanto, apoiaram-se nos valores da economia solidária, fomentando a geração de renda para as suas integrantes. Com a ação orientada pela cartografia e pelo referencial teórico-metodológico da análise institucional, buscou-se compreender como a produção de saúde, articulada à arte e ao trabalho, influencia na condição de mulher artesã e de um coletivo heterogêneo.

Palavras-chave : saúde mental; mulheres; artesanato.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License