SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2O Que Resta do Internamento: Loucura, Exclusão e Biopolítica em Michel Foucault e Giorgio AgambenConsiderações Sobre o Fundamentalismo Religioso a Partir da Crítica Freudiana à Religião índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

CORREA, Hevellyn Ciely da Silva. Considerações Sobre Feminino e Transferência: Do Caso Dora ao Não-todo Fálico. Rev. Subj. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1-10. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i2.e10248.

As relações entre transferência e feminino na psicanálise surgem a partir da descoberta da transferência, em que, no caso Dora, a presença do feminino não se dá somente por se tratar de uma mulher, mas pelos tropeços no manejo do caso, que fizeram com que Freud postulasse a transferência justamente naquilo que o método falhara, revelando a dimensão erótica presente em todo tratamento. Essa revelação é feita não apenas pelo conteúdo trabalhado por Freud nesse caso, mas pelo mistério da feminilidade, o qual se colocou à Dora e ao próprio Freud. Dedicando-se a esse primeiro momento, em que o feminino comparece no laço transferencial, este artigo investiga as respostas dadas, de Freud a Lacan, ao feminino que se coloca como uma constante interrogação aos limites do significante fálico e, sem dele se apartar, revela uma posição não-toda fálica que pode contribuir com o manejo da transferência.

Palavras-chave : feminilidade; feminino; transferência.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License