SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2"Você Pode Ser o que Você Quiser!: " Será? Psicanálise, Sexo e GêneroClínica da Pharresía: Possibilidades de Cuidado na Atenção Primária em Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

SOUZA, Carolina de  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Figurações da Relação Mãe-bebê nas Esculturas de Felícia Leirner: Um Olhar Winnicottiano. Rev. Subj. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1-13. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i2.e11411.

Nos estágios iniciais do desenvolvimento emocional, a mãe é capaz de alcançar um nível de sensibilidade tão aguçada que pode se adaptar às necessidades primárias do bebê. Esse estado materno especial muitas vezes serve de inspiração para a produção artística, quando a experiência estética do artista é posta a serviço de sua potência criativa que se consubstancia no ato criador. Partindo dessas premissas, o objetivo deste estudo é ilustrar as singularidades da relação mãe-bebê nos primórdios do desenvolvimento emocional por meio da leitura da obra de arte pelo vértice da teoria psicanalítica de Winnicott, considerando o lugar que a arte pode ter no viver humano. Foram escolhidas cinco esculturas da artista plástica Felícia Leirner para compor o corpus de análise. Essas obras de arte metaforizam o percurso de desenvolvimento da relação estabelecida entre mãe, pai e bebê na esteira do fluxo temporal que caracteriza os primeiros meses do desenvolvimento. Também identificamos nos objetos artísticos a relevância do ambiente na etapa inicial, como uma plataforma do crescimento emocional saudável ao longo da vida. Em vez de utilizar a compreensão psicanalítica para exegese da obra artística, propomos o movimento inverso, no qual é a obra que contribui para iluminar o pensamento psicanalítico, destacando nuanças que podem enriquecer a compreensão de um dos temas fundantes da teoria winnicottiana, o desenvolvimento emocional infantil, sugerindo novas possibilidades de aproximação entre a psicanálise e a arte.

Palavras-chave : relação mãe-bebê; maternidade; arte; criatividade; Winnicott.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Africaner     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License