SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Figuraciones de la Relación Madre-Bebé en las Esculturas de Felícia Leirner: Una Mirada WinnicottianaCharlando y Dibujando con Madres de Niños Autistas: Investigación Psicoanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

MATTIONI, Fernanda Carlise; ROCHA, Cristianne Maria Famer  y  ZAGO, Luiz Felipe. Clínica da Pharresía: Possibilidades de Cuidado na Atenção Primária em Saúde. Rev. Subj. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1-12. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i2.e11466.

Este artigo consiste em um ensaio teórico cujo objetivo é refletir, a partir de conceitos foucaultianos, sobre a construção da atuação clínica na Atenção Primária à Saúde (APS). Por meio da exposição de um caso fictício, são desenvolvidos argumentos por meio dos quais defendemos que a principal estratégia biopolítica utilizada na clínica realizada na APS, atualmente, é a governamentalidade. Apontamos algumas ferramentas teórico-metodológicas foucaultianas, inscritas na fase do ser-consigo ou da ética, como possíveis estratégias de análise para pensar possibilidades de ampliação da clínica, na perspectiva da inclusão do sujeito em sua construção. Para além do governo das condutas, que levam ao assujeitamento por meio da utilização de dispositivos de governamento, as noções de práticas de si, conhecimento de si e pharresía apontam para a possibilidade de construção de uma clínica na APS pautada por uma relação ética entre profissionais e usuários do sistema de saúde.

Palabras clave : atenção primária à saúde; pessoal de saúde; Michel Foucault.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License