SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Clínica de la Pharresía: Posibilidades de Cuidado e la Atención Primaria en SaludEl Desamparo en la UCI: Un Análisis Psicoanalítico de la Experiencia de Paciente en un Hospital Universitario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

GUIMARAES, Jéssyca Borges  y  TACHIBANA, Miriam. Conversando e Desenhando com Mães de Crianças Autistas: Investigação Psicanalítica. Rev. Subj. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1-13. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i2.e8868.

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a experiência emocional de mães de crianças que foram diagnosticadas com autismo. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais com sete mulheres, que tinham um filho autista. As entrevistas foram mediadas pelo Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, segundo o tema "uma mãe que possui um filho diferente dos outros". Após cada entrevista, a pesquisadora que a realizou redigiu uma narrativa transferencial sobre o respectivo encontro. O material foi analisado segundo o método psicanalítico, tal como prevê a "Teoria dos Campos". Foram identificados três campos, intitulados "Quem é o culpado?", "Quem vai cuidar da criança?" e "Quem vai cuidar de mim?", por meio dos quais foi observado que as participantes experienciavam mal-estar por se sentirem ora culpabilizadas pelo quadro de autismo da criança, ora desamparadas pelos pais das crianças e pelos profissionais da saúde nos cuidados do filho autista. Os dados apontam a importância da atenção psicológica ao grupo de mães de crianças com diagnóstico de autismo, pois estas se sentem ocupando um lugar exclusivo no "cuidar do outro", sem, em contrapartida, contar com uma postura de cuidado para com elas.

Palabras clave : maternidade; autismo; relações mãe-criança.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License