SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2O Desamparo na UTI: Uma Análise Psicanalítica da Experiência de Pacientes em um Hospital UniversitárioDiscursos de Familiares Acerca da Sexualidade de Sujeitos Autistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

RAMOS, Mozer de Miranda; ALMEIDA-SEGUNDO, Damião Soares de; MACHAD, Wagner de Lara  e  CERQUEIRA-SANTOS, Elder. Modelo Relacional da Antiafeminação em Homens Não-heterossexuais: Estudo Exploratório. Rev. Subj. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1-12. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i2.e10752.

Homens gays e bissexuais afeminados são alvo de dupla estigmatização por conta da antiafeminação e da homofobia da sociedade mesmo entre a comunidade não-heterossexual. O objetivo deste estudo foi investigar, de forma exploratória, a estrutura relacional da antiafeminação por meio de uma análise de rede. Realizou-se um levantamento on-line com 1.123 homens não-heterossexuais brasileiros, maiores de 18 anos e com média de idade de 26,85 anos (DP = 8,51). O modelo relacional da antiafeminação produzido neste estudo encontrou associações com a homofobia internalizada (rp = 0,32) e a predileção por parceiros mais másculos (rp = 0,45). Além disso, foi possível identificar relação indireta com abertura da orientação sexual, que ocorre por meio da homofobia internalizada. Este estudo, além de ser o primeiro a desenvolver uma análise de rede sobre a antiafeminação, contribui para o entendimento do fenômeno no contexto brasileiro, fornecendo perspectivas para o aprofundamento de pesquisas no campo.

Palavras-chave : afeminação; homofobia internalizada; masculinidade; homossexualidade; gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License