SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Discursos de Familiares acerca de la Sexualidad de Sujetos AutistasProceso de Institucionalización de Sujetos Encarcelados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

BATTISTELLI, Bruna Moraes  y  CRUZ, Lílian Rodrigues da. Cartagrafias: A Escrita Acadêmica entre Cuidado, Pesquisa e AcolhimentoLettragraphie: L'Écriture Académique entre Soins, Recherche et Accueil. Rev. Subj. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 1-13. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i2.e11048.

Como narrar a construção de um processo metodológico? Orientado por esta pergunta este artigo tem como objetivo discutir as possibilidades de construção de uma dissertação na forma de objeto a partir dos conceitos de coleção de Walter Benjamin (1987a; 1987b) e de fragmento de Gilles Deleuze (2011; 2013), articulados através do uso de cartas em uma metodologia denominada pela primeira autora como cartagrafia. O conceito de coleção, oriundo da obra de Walter Benjamin, fundamenta a busca por outras possibilidades de montagem para a dissertação em contraponto aos modelos instituídos. Este trabalho relata a experiência de pesquisa durante o mestrado da primeira autora orientada pela segunda autora, a partir de uma pesquisa realizada no campo do acolhimento institucional de crianças e adolescentes, pensando a produção de cuidado na política de Assistência Social. A criação de uma caixa como objeto final teve como foco a abertura da dissertação para múltiplas experimentações. Já o conceito de fragmento auxilia a pensar a escrita e a constituição do processo de pesquisa enquanto ferramenta de produção de cuidado. A escrita de cartas como parte do processo metodológico e da política de escrita teve como fundamentação a necessidade de ampliar os diálogos possíveis no texto acadêmico e aumentar sua capacidade polifônica. O encontro entre Walter Benjamin e Gilles Deleuze se origina na escrita e confecção do objeto final (dissertação) e teve como intenção discutir a possibilidade das cartas e da dissertação-caixa-coleção-de-cartas enquanto política de pesquisa e como ferramenta de produção acadêmica.

Palabras clave : cartas; escrita; coleção; fragmento.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License