SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Existentialist psychology and literature: reflections on childhood from a Sartrian TaleThe role of shame in the lacanian theory of the four discourses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

MARTINEZ GONZALEZ, Abraham. O outro já estava lá: Evento, corpo e sinistro em tempos de pandemia. Rev. Subj. [online]. 2022, vol.22, n.1, pp. 1-12. ISSN 2359-0769.  http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v22i1.e11303.

A presença do coronavirus Covid-19 SARS CoV-2) no mundo representou um evento sem precedentes, pois a pandemia, como evento, produz discursos que representam expressões de desconforto imanente no sujeito. Dentro desses discursos emergentes aparece o do corpo que se eleva à categoria de objeto de análise, á medida que se torna significativo o que é falado: ao medo do corpo adoecer, ao morrer, e ao medo do corpo do outro que não sabe se carrega o vírus. Assim, passa do senso de vigilância da comunidade até ao absurdo de encontrar o outro n discriminação e da desigualdade do outro; ou seja, é uma relação que transita entre o medo da relação com o outro para a agressão e ódio desse outro. Nesta análise, sob uma perspectiva psicanalítica e enfocando os efeitos de repetição do significante, nos encontramos em uma linha que vai do tópico da biovigilancia á experiência do sinistro; onde o sujeito de confinamento é ciência repentinamente é colocada do retorno de algo reprimido é mais familiar.

Keywords : evento; biovigilancia; corpo; o outro; o sinistro.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License