SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Quo vadis?: Career of Brazilian ethologists earning a doctoral degree in 2010 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Current Ethology

On-line version ISSN 2594-9985

Abstract

SOARES, Pedro F. R. et al. Tendências no periódico brasileiro Revista de Etologia: Uma revisão de 1998 a 2014. Curr. Ethol. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp. 7-13. ISSN 2594-9985.

A Revista de Etologia (RE) é um periódico brasileiro destinado à publicação de artigos científicos no campo da Etologia (Comportamento Animal) em geral. Recentemente, a RE foi renomeada Current Ethology, e algumas de suas políticas de publicação foram alteradas. Neste trabalho foi feito o levantamento dos artigos no periódico ainda como RE com o objetivo de indicar tendências e padrões nos trabalhos publicados. Houve regularidade nas publicações em dois períodos: de 1998 a 2006, e de 2010 a 2014. Os anos recentes foram menos prolíficos, e estudos identificados como "Observacionais" predominaram em todos os volumes. A classe "Mammalia" foi o táxon mais estudado nos artigos da RE. Instituições da região Sudeste do Brasil foram responsáveis pelo maior número de publicações no periódico estudado. A RE contém artigos de 12 países. Essas tendências são discutidas levando-se em conta o desenvolvimento da Etologia no Brasil e o estado atual da catalogação da biodiversidade do país. O número reduzido de estudos sobre comportamento animal na maior parte das regiões do Brasil é apontado, e sugestões para pesquisas adicionais são fornecidas.

Keywords : Etologia brasileira; Tendências de publicação; Current Ethology; Revista de Etologia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License