SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Agressão macho-macho em catetos de colarinho livres, Pecari tajacu (Artiodactyla, Tayassuidae), do Pantanal brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Current Ethology

versão On-line ISSN 2594-9985

Resumo

MARCON, Amanda Perin  e  ANDRIOLA, João Vitor Perin. Exibição de acasalamento de periquito-de-encontro-amarelo (Brotogeris chiriri Vieillot, 1818) (Psittaciformes: Psittacidae). Curr. Ethol. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp. 19-23. ISSN 2594-9985.

O periquito-de-encontro-amarelo (Brotogeris chiriri) é naturalmente encontrado na América do Sul. Alimenta-se de frutos, flores e sementes, e pode ser encontrado em ambientes arbóreos e interiores de cidades. Sua temporada reprodutiva se estende de maio a setembro. Na manhã do dia 09 de setembro de 2017 um casal foi visualizado enquanto acasalava em Puerto Iguazú, Argentina. Esse trabalho descreve a sequencia e duração dos comportamentos de acasalamento da espécie. Comportamentos similares podem ser visualizados em outros psitacídeos, porém diferem na sua duração e sequencia. Como os papagaios são vítimas do tráfico de animais silvestres, é importante conhecer os aspectos reprodutivos da espécie para sua futura conservação, caso torne-se ameaçado de extinção no futuro.

Palavras-chave : acasalamento; comportamento reprodutivo; cortejo; cópula; papagaio; reprodução.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License