SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Exibição de acasalamento de periquito-de-encontro-amarelo (Brotogeris chiriri Vieillot, 1818) (Psittaciformes: Psittacidae)O pouso na água como estratégia de forrageamento para coleta de água em uma vespa social: Polistes dominulus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Current Ethology

versão On-line ISSN 2594-9985

Resumo

MEDRI, Ísis Meri  e  MOURAO, Guilherme. Agressão macho-macho em catetos de colarinho livres, Pecari tajacu (Artiodactyla, Tayassuidae), do Pantanal brasileiro. Curr. Ethol. [online]. 2016, vol.15, n.2, pp. 24-29. ISSN 2594-9985.

Registramos em vídeo o primeiro comportamento agressivo entre dois catetos (Pecari tajacu) machos adultos de vida livre, que resultou na morte do indivíduo derrotado. O agressor mordeu repetidamente a região escrotal e a perna traseira do indivíduo atacado, que permaneceu deitado no chão, vocalizando e estalando os dentes. Ocasionalmente, o indivíduo atacado levantou a cabeça, tentando sem sucesso morder o atacante para se defender. O indivíduo atacado morreu poucos minutos depois do final da agressão. A agressão foi possivelmente causada pela competição por fêmea no cio.

Palavras-chave : Comportamento agressivo; encontro agonístico; cateto.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License