SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue123Professional career and relationships of gender: a comparative study in undergraduate students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Bol. psicol vol.55 no.123 São Paulo Dec. 2005

 

EDITORIAL

 

É com grande satisfação que concluímos este número do Boletim de Psicologia, correspondente ao segundo semestre de 2005, isto porque no presente ano ainda pretendemos publicar mais um ou os dois números referentes a 2006 e assim conseguir tirar um atraso que nos acompanha há alguns anos. Esta tarefa só está sendo possível graças ao apoio financeiro da Vetor Editora, que está colaborando para a impressão do Boletim. Desejamos aqui agradecer mais uma vez à Vetor por este apoio.

Este número está composto por artigos com uma temática bastante variada. O primeiro artigo aborda como a variável gênero atua sobre a escolha e o desenvolvimento da carreira profissional em estudantes universitários.

O artigo seguinte trata de como a criança com câncer é afetada pela hospitalização e a importância do brinquedo terapêutico para a compreensão de como ela lida com o luto e qual o significado que atribue à morte.

O terceiro artigo apresenta algumas reflexões acerca do lugar do afeto na contemporaneidade.

O próximo artigo apresenta o relato de um caso de violência conjugal, procurando mostrar como a história vivenciada em termos familiares leva a uma repetição da violência contra a mulher em gerações sucessivas.

O artigo seguinte aborda a regulamentação, a produção Brasileira e a aplicação de softwares e sistemas para Psicologia, destacando as contribuições da informática nessa área do conhecimento.

O último artigo nos traz de volta à infância ao tratar do papel dos sentimentos nas representações de dois contos de fadas realizadas por crianças de diferentes faixas etárias. A Resenha apresentada aborda o livro “Aquisição do conhecimento” de Juan Ignacio Pozo, levando o leitor a um convite para conhecer melhor este livro.

Finalmente gostaríamos de destacar a merecida homenagem a uma das grandes personalidades da Psicologia brasileira, que recentemente nos deixou, a Dra. Carolina Martuscelli Bori, que entre as suas atividades também foi presidente da Sociedade de Psicologia de São Paulo, bem como foi membro de sua diretoria em diferentes ocasiões.

Assim desejamos a todos uma boa leitura!

Iraí Cristina Boccato Alves
Editora

Creative Commons License