SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número124O papel da diferença na construção da identidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol v.55 n.124 São Paulo jun. 2006

 

EDITORIAL

 

O presente número do Boletim de Psicologia representa a concretização de um grande esforço no sentido de vencer o atraso na publicação. Depois de muitos anos estamos conseguindo publicar um número relativo ao ano em curso e esperamos publicar o segundo número de 2006, logo no início do próximo ano.

A Diretoria da Associação também tem duas novidades para informar aos sócios. A primeira delas é um comunicado de mudança do nosso site, que agora se encontra no endereço: http://www.psicologiasp.org.br. Embora o site ainda esteja desatualizado, ele agora voltou a funcionar. Em breve será feita a sua atualização.

A outra notícia refere-se à publicação online do último número do Boletim, o 123, no site da Pepsic. O endereço do Boletim é: http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0006-5943&lng=pt&nrm=iso

Quanto aos artigos do presente número, gostaríamos de destacar dois deles sobre a temática do Desenho da Figura Humana. Um deles referente a casos de bruxismo e o outro relativo à imagem corporal projetada no desenho, no início da adolescência feminina.

Três outros artigos estão ligados ao tema da adolescência. Um deles estuda jovens infratores institucionalizados e uma proposta de atendimento baseada na Psicanálise. O outro se preocupa com a temática de fatores de risco associados à tristeza e ao suicídio em adolescentes. O terceiro estuda a ansiedade em adolescentes portadores de diabetes mellitus.

Outro artigo tem por objetivo realizar uma revisão do conceito de identidade, apontando para o papel do reconhecimento da diferença neste processo.

O último artigo apresenta uma revisão da literatura brasileira relativa às habilidades metalingüísticas e à linguagem escrita.

Finalmente, a resenha aborda um tema bastante atual, o burnout, que é responsável por muitas dificuldades no âmbito do trabalho.

A todos uma boa leitura.

Creative Commons License