SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número125Gravidez na adolescência: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol v.56 n.125 São Paulo dez. 2006

 

EDITORIAL

 

 

No ano de 2006 a Associação de Psicologia de São Paulo deu início ao Ciclo de Palestras: Possibilidade de Atuação Profissional do Psicólogo, com o objetivo de ampliar a inserção deste profissional no mercado de trabalho, em razão da grande diversidade de áreas em que a Psicologia pode ser empregada na atualidade. Sabe-se que muitas das atividades que o psicólogo pode realizar não são abordadas nos Cursos de Graduação de Psicologia, assim estas palestras pretendem preencher algumas dessas lacunas. Além disso, estas palestras têm sido realizadas em parcerias com diversas Universidades, que cedem o espaço físico e auxiliam não só na divulgação do conhecimento, mas também da Associação de Psicologia de São Paulo. No ano de 2006 foram realizadas três palestras, com as seguintes temáticas:

O Papel do Psicólogo na Prevenção e Tratamento do Uso Indevido de Drogas.
Psico-Oncologia: Possibilidades de Atuação do Psicólogo.
Novas Perspectivas em Orientação Profissional e de Carreira.

No início de 2007 está programada a Palestra: Prática do Aconselhamento Psicológico, a ser realizada no dia 10 de março. Desta forma a Associação está cumprindo um dos objetivos para a qual foi criada em 1945, que é o de promover a valorização da atividade do Psicólogo, sob os aspectos científico, técnico e ético.

Este número do Boletim de Psicologia apresenta ARTIGOS ORIGINAIS com uma temática bastante variada, porém três deles abrangem a fase da adolescência. O primeiro deles investiga os motivos que levam adolescentes de 13 a 16 a engravidar, apesar de na atualidade estarem disponíveis muitas informações sobre métodos contraceptivos.

Outro trabalho pesquisou a percepção dos adolescentes relativa aos fatores de risco e proteção em relação a acidentes de trânsito, tendo em vista que estes constituem a principal causa de morte não natural nesta faixa etária.

O terceiro apresenta um relato de experiência referente à Orientação Profissional de jovens com déficit cognitivo, propondo uma forma de atendimento adaptado a este tipo de cliente.

Um outro artigo apresenta algumas reflexões sobre o Psicodiagnóstico Interventivo, no atendimento de pacientes adultos com depressão, ilustrando sua proposta de trabalho com a apresentação de um caso clínico.

O trabalho seguinte procura integrar dois referenciais teóricos, o da Teoria da Gestalt e o de Piaget para compreensão de pessoas com transtornos severos do comportamento. Outro artigo estuda como se manifesta o desenvolvimento da criatividade pela comparação entre estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior, empregando o Teste de Criatividade Figural de Torrance.

O próximo artigo discute as implicações para a prática pedagógica da implantação do Ciclo Básico no Estado de Rondônia, a partir das observações realizadas numa sala de aula de uma escola pública estadual.

A Resenha apresentada aborda a temática da Psicologia Pediátrica, que discute as intervenções psicológicas no atendimento de crianças com doenças crônicas.

Esperamos que este número do Boletim de Psicologia contribua para ampliar os conhecimentos do leitor, bem como o estimule a enviar-nos ARTIGOS ORIGINAIS para publicação em um de nossos próximos números.

 

 

Irai Cristina Boccato Alves

Editora

Creative Commons License